Atualmente adesivos são muito utilizados em decoração de ambiente, automóveis, artesanato, embalagens e qualquer superfície que precise de uma personalização.
O boom da adesivagem começou a acontecer com o amadurecimento da tecnologia de plotagem digital sobre matrizes adesivas. Essa tecnologia permite a produção de um único adesivo à partir de uma imagem digital, o que barateou em muito o processo de produção.
Existem várias possibilidades em seu uso. A mais comum é o uso de adesivos com imagens planas, de uma única cor, compondo com várias formas e criando padrões de Urban Art, símbolos e mesmo imagens infantis.
Outra forma da utilização de adesivos é a personalização de grandes superfícies, tais como paredes ou mesmo móveis, com imagens exclusivas. O uso de imagens que reproduzem ilusões ou que modificam a percepção que temos de um objeto ou superfície também é comum.
O uso de adesivação em automóveis também é comum, inicialmente sendo utilizado por empresas para divulgar seus serviços e sua marca. No entanto a prática do "tuning" de automóveis, aplicando imagens sugestivas ligadas à velocidade e a ideia de motores, se tornou viável principalmente graças ao uso de adesivos digitais.
Os adesivos digitais são produzidos principalmente sobre vinil, com acabamento brilhante ou fosco. Também são utilizadas mídias transparentes e perfuradas, possibilitando novas possibilidades criativas.
O uso de adesivos digitais em embalagens permite aos pequenos empresários um nível de sofisticação da imagem de seu produto só possível antigamente as grandes empresas.
"É comum atender-mos pequenos empresários e comerciantes interessados na valorização de sua marca" diz Luis Perez, responsável pela área na Inter D Comunicação Visual. "Mesmo artistas e pessoas ligadas a artesanato estão utilizando esse meio", completa.
Novos suportes estão sendo desenvolvidos e o próximo desafio da adesivação é o desenvolvimento de suportes preparados para o uso de tintas pigmentadas, como as das impressões fine art.
terça-feira, 17 de fevereiro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Bacana o blog, parabéns!
Postar um comentário