terça-feira, 15 de junho de 2010

Substituindo o CorelDraw pelo freeware Inkscape

Quantas vezes você já quis desenhar um convite, fazer um cartão de visita, criar um cartaz e descobriu que não sabia que programa usar? Quantas vezes você quis utilizar um software profissional de ilustração mas não pode comprar a caríssima licença de utilização.
Já que utilizar software pirata não é legal nem recomendável você pode ficar com um grande dilema nas mãos. A comunidade de software livre resolveu a muito tempo atacar esse dilema oferecendo software gratuito com funcionalidades avançadas. Esse é o caso doInkscape. Esse software é um editor gráfico vetorial com capacidades similares ao AdobeIllustrator e ao CorelDraw, utilizando o padrão SVG (Scalable Vector Graphics) como formato de arquivo.

Imagem da interface do Inkscape

Acima imagem da interface do Inkscape
O Inkscape dá suporte a todas as capacidades avançadas de edição ligadas a esse padrão de arquivo e seus planejadores tomaram muito cuidado ao projetar sua interface: procuraram criar um ambiente onde fosse muito fácil editar objetos, desenhar a mão livre, e inserir textos artísticos. O software é mantido por uma grande comunidade de desenvolvedores que trabalha gratuitamente, garantindo constantes atualizações e resoluções de problemas.
Na realidade a interface do InkScape é muito parecida com a do CorelDraw original, sendo que os mais saudosistas ficarão muito a vontade.
Criar banners, folders, cartões e outros materiais com dimensões definidas é muito fácil, basta personalizar o tamanho do papel e, respeitando margens de impressão, configurar a arte em seu interior.
Não existem muitos efeitos pré formatados mas com um pouco de criatividade é possível construir layouts profissionais a partir de elementos como espirais, objetos geométricos (como círculos e estrelas), e mesmo canetas com ponta caligráfica ou pincel. O software consome poucos recursos é funciona bem mesmo em computadores antigos ou com configuração restrita.
O Inkscape pode ser instalado em Windows (XP, Vista e 7), Linux e Mac Os X (utilizando a interface X11) e está traduzido para várias línguas incluindo o Português do Brasil. O instalador é universal mas basta modificar a preferência de interface do programa para a linguagem desejada que ela será traduzida. Baixe o programa no site oficial do inkscape no Brasil (http://br.gnome.org/InkscapeBrasil/), ele pode ser uma ótima opção de trabalho.

Publicado no NewsLetter Carta Gráfica InterD junho de 2010 - receba por email também, clique aqui

Um comentário:

Peças Insumos Suprimentos Máquinas Gráficas disse...

Agradeço muito a dica. Vou experimentar o software. Tenho uma gráfica rápida há quase 15 anos e, pela necessidade de cotação de peças, insumos, suprimentos e máquinas, criei um site de cotação online: http://www.pecasesuprimentos.com.br Mais uma vez obrigado pela dica. Abraço, Guilherme Silva -