quinta-feira, 10 de setembro de 2009

As possibilidades da Lomografia Digital

A lomografia é uma corrente mantida por entusiastas da fotografia convencional obtida com equipamentos mecânicos simples como os da linha Lomo, cameras fabricadas inicialmente no leste europeu. Atualmente o universo da lomografia se expandiu muito. "No meu caso" diz Ricardo Hage "como não tenho paciência com o processo químico utilizo um software no iPhone que aplica efeitos muito parecidos aos obtidos por cameras lomo nas imagens do próprio celular". O artista mantém um diário móvel com suas "lomografias digitais" fotografando, tratando e enviando as imagens para a internet através do próprio iPhone. (veja em www.ricardohage.com).

Veja abaixo alguns exemplos de imagens digitais já tratadas como se fossem obtidas em cameras convencionais:








O artista inicia agora a fase de impressão de suas imagens utilizando os serviços de Fine Art da InterD. Num primeiro momento os testes serão feitos em papéis artísticos (linha Hahnemhulle e Canson), fotográficos (HP) e canvas (Hahnemhulle).
Apesar da baixa resolução inicial das fotografias obtidas com o iPhone (2Mpx) este tipo de imagem pode ser impresso em dimensões maiores através de alguns cuidados específicos. O aumento das dimensões por interpolação utilizando softwares como o Adobe Photoshop pode até mesmo adicionar alguma qualidade dependendo das características da imagem.
Ricardo Hage pretende em breve apresentar os resultados de sua pesquisa.

Publicado no NewsLetter InterD setembro de 2009 - receba por email também, clique aqui

Nenhum comentário: