segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

O final de ano e as Monografias e Trabalhos de Graduação

No final de ano as gráficas rápidas vivem inundadas de pedidos de impressão e encadernação dos famosos TGs, trabalhos de graduação, teses e dissertações universitárias. É um momento de muita tensão, pois além de ser um tipo de trabalho de maior custo é também um trabalho demorado. Muitas vezes o cliente aparece com o serviço poucos dias antes da data de entrega, quando não é o caso de precisar da impressão para o mesmo dia. Por conta das características deste tipo de trabalho essa é uma missão impossível.


Um trabalho deste tipo, para 5 volumes com cerca de 100pg em preto e branco, capa dura e douração demora no mínimo cerca de 4 horas para ficar pronto.


Caso o trabalho exija impressão duplex (frente e verso) a demora aumenta ainda mais, pois a velocidade de impressão é muito reduzida. O trabalho pode exigir até 5 horas para ficar concluído.


Nos trabalhos com impressão colorida e melhor qualidade, a impressão, encadernação e acabamento podem demorar até 12 horas para serem executados.


Como o número de trabalhos produzidos nesta época do ano é muito grande a fila de produção pode chegar a demorar uma semana para entregar um determinado trabalho.


Nem mesmo o pagamento de taxas de urgência para antecipar a entrega de uma monografia pode resolver essa situação, pois fica muito difícil para as empresas parar a linha de montagem para inserir algo em uma linha de produção já estabelecida.


É muito importante atentar alunos, professores e orientadores de que o planejamento de entrega para impressão de TGs e monografias deve fazer parte do cronograma do trabalho de pesquisa. O não reconhecimento desta necessidade pode levar ao risco da não entrega do trabalho no período especificado pelas instituições de ensino.


Publicado no NewsLetter InterD Dezembro de 2009 - receba por email também, clique aqui

Nenhum comentário: