sábado, 23 de janeiro de 2010

Usando o Google para entender 2010?

Como vimos no número anterior do NewsLetter InterD, o Google é uma ferramenta muito interessante para a busca de tendências e registros sobre os humores da economia e das sociedades.

No começo de 2010 percebe-se um aumento muito grande de buscas de palavras chaves ligadas a tecnologias emergentes.

Esse por exemplo é o caso do e-book. O livro eletrônico, promovido em grande parte pelo Kindle da Amazom.com, parece ser uma das grandes tendências tecnológicas de 2010. Desde 2004 tem havido uma busca constante pelo termo "download de e-book" sendo que em 2009 houve um aumento repentino de buscas pelo termo "leitor de e-book". No Brasil o próprio termo "Kindle", que só surge nas buscas do Google em 2007, sofre um aumento enorme de interesse no final de 2009. Este aumento ocorre no mesmo momento de seu lançamento para o mercado brasileiro e a tendência é de que haja ainda mais interesse sobre o assunto em 2010.

Segundo o Google o termo "Gráfica rápida" ainda é sinônimo de gráfica digital. O público parece confundir os conceitos, acreditando muitas vezes que os produtos de uma gráfica digital e uma gráfica convencional são os mesmos. Esse problema parece ainda ser uma tendência para 2010 e tem despertado o interesse de empresários interessados em resolver essa situação. Segundo Ricardo Matos, da InterD Comunicação Visual, "não há muito mais espaço para empresas gráficas ligadas apenas a um único tipo de tecnologia, para o cliente se algo está impresso é produto gráfico, e pronto".

E os termos ligados a impressão Fine Art, como ficarão em 2010? É difícil utilizar o Google como referência para esses termos, pois sua busca ainda é muito pequena no Brasil. O termo Fine Art quase sempre, nas buscas do Google Brasil, está ligado a área de fotografia, e não as artes visuais. O termo Giclée, nome da técnica de reprodução de obra de arte através de impressão digital, é praticamente desconhecido no Brasil e também apresenta buscas irrisórias no Google nacional. O futuro parece ser incerto, dado que para haver alguma mudança nessa situação seria necessário um esforço enorme de divulgação da impressão Fine Art.

Quanto aos adesivos decorativos, coqueluche de 2009, o Google parece mostrar uma tendência de manutenção de interesse pelos brasileiros. Quase insignificante até 2006, a busca pelos termos ligados a "adesivos para paredes" tiveram seu ápice em 2009, parecendo agora chegar numa fase de estabilização. No artigo abaixo desvendamos um pouco mais a questão dos adesivos decorativos.

Publicado no NewsLetter InterD Janeiro de 2010 - receba por email também, clique aqui

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