sábado, 23 de janeiro de 2010

Decorando sua casa com suas próprias fotos

O interesse do público brasileiro por adesivos decorativos é muito grande. Muito se tem falado dos adesivos contendo grafismos, ilustrações e desenhos exclusivos. O que pouca gente sabe é que é possível utilizar suas próprias imagens fotográficas na produção de adesivos para paredes, portas e outros equipamentos.

A impressão de imagens em grande formato tem algumas particularidades e no caso de imagens impressas para decoração algumas recomendações devem ser seguidas:

- Utilize sempre imagens captadas com mais de 7Mpx. Quanto maior a resolução inicial da foto maior a qualidade de leitura de imagem, ou seja, mesmo em ampliações muito grandes a imagem continua a ter definição. No entanto a resolução da imagem por si só não garante que uma imagem ampliada tenha qualidade;

- Imagens sem boa iluminação e composição tem seus defeitos ressaltados quando são ampliadas. Uma boa foto é sempre resultado de algum estudo e cuidado na hora do "click". Fotos que foram tiradas escurecidas, sem contraste ou composição dificilmente podem ser corrigidas facilmente. Pense nisso ao escolher a imagem a ser impressa;

- Imagens de baixa resolução ou com problemas podem ser tratadas artisticamente, aplicando-se filtros, texturas e efeitos especiais. Nesse caso o defeito deve ser utilizado como efeito. Não é um trabalho feito por qualquer um, portanto procure um artista digital ou designer. Os resultados podem ser surpreendentes. Na InterD os tratamentos mais utilizados são a transformação de imagens coloridas em preto e branco, a aplicação de granulação imitando o efeito de filmes e papéis fotográficos, a aplicação de efeitos de hachura ou a simulação de linguagens artísticas tradicionais, como a aquarela;

- Retratos de pessoas obtidos a pequena distância (close up) podem dar uma sensação de distorção ao serem ampliados e instalados em paredes, por exemplo. Uma parede adesivada com a imagem de um rosto pode deixar alguns defeitos muito evidentes. Recomendamos neste caso, novamente, procurar um especialista para corrigir a imagem a ser impressa.

- Arquivos JPG típicos de câmeras digitais domésticas acabam adicionando os chamados “artefatos Jpg", pequenas manchas resultantes do processo de compactação pelo qual a imagem passa. Quando a imagem tem alta compactação esses defeitos ficam muito evidentes na impressão ampliada. Mantenha sua câmera sempre configurada para fotografar na melhor qualidade possível (maior resolução) e menor nível de compactação (Qualidade Fina). O arquivo de imagem vai ficar bem maior e a câmera terá menos espaço para guardar imagens, no entanto vale a pena comprar um cartão de memória maior ou tirar menos fotos, já que a qualidade será bem melhor.

- No caso da adesivação de portas e passagens com uma imagem de corpo inteiro, fotografe a pessoa sobre um fundo neutro ou branco. Fundos complexos ou com paisagem podem causar confusão e acidentes alem de dificultar a centralização do adesivo.

Adesivar a casa e os móveis com suas próprias imagens pode ser uma maneira bonita e criativa de renovar o seu lar ou escritório. Experimente.

Publicado no NewsLetter InterD Janeiro de 2010 - receba por email também, clique aqui

Nenhum comentário: