quarta-feira, 12 de maio de 2010

A impressão digital no futuro

Novas tecnologias de impressão são desenvolvidas quase todos os dias. O interesse atual pela idéia de sustentabilidade ecológica tem feito com que várias empresas se voltem para a pesquisa de formas de impressão menos agressivas ao meio ambiente.

É por esse motivo que a HP apresentou no começo de 2008 a sua tecnologia de impressão digital a látex.

Voltada para o campo da impressão digital em grandes formatos, a tecnologia látex visa oferecer uma forma mais sustentável na impressão de banners vinílicos, adesivos e todo tipo de material para ambientes externos e internos. A promessa dessa tecnologia é de que as impressões produzidas com esse material terão a mesma durabilidade e qualidade das impressões a base de solvente, coisa que ainda está por ser provada.

Outra questão importante é quanto à adoção dessa tecnologia por outras empresas produtoras de equipamento de impressão em grande formato. Por enquanto só a HP, que desenvolveu essa tecnologia, adota o látex como base de suas tintas. Questões quanto a royalties e direitos de uso da tecnologia criam um desestímulo em relação a seu uso. Mais um problema é a falta de fornecedores alternativos destas tintas, o que pode encarecer o produto final e inviabilizar a concorrência com a impressão base solvente.

Outra alternativa as tintas com base solvente seriam as tintas acrilícas a base de água e que já são bem conhecidas do público consumidor quando falamos de pintura de paredes ou mesmo de pintura artística. As tintas acrílicas já estão muito bem desenvolvidas em relação a questão do odor (existem tintas inodoras) e toxidade. Sua utilização na impressão digital é questão de tempo.

Na realidade qualquer alternativa sustentável para a impressão digital solvente deverá passar pelo problema do custo. O público brasileiro, apesar de seu interesse pelas questões ambientais, ainda tem dificuldade em pagar mais por uma tecnologia limpa. Além disso o desenvolvimento da tecnologia solvente tem produzido impressões com menos refugo (sobra de solvente) e menor poluição dos ambientes.

Ainda iremos conviver com a tecnologia solvente por algum tempo.


Publicado no NewsLetter Carta Gráfica InterD Maio de 2010 - receba por email também, clique aqui

Nenhum comentário: