quarta-feira, 12 de maio de 2010

Textos e imagens sem o Microsoft Office

Você sabia que existe uma grande quantidade de softwares legais que são distribuídos gratuitamente por seus desenvolvedores? Sim, você não precisa desembolsar grandes quantias de dinheiro para comprar programas profissionais nem correr riscos de segurança (vírus e spyware) utilizando softwares de origem duvidosa.

Os chamados freewares são produzidos por desenvolvedores que acreditam em produzir para um público que não tem acesso legal as ferramentas do mundo digital.

Hoje vamos falar um pouco da suíte BrOffice. Em 2002 um grupo de desenvolveres brasileiros começou a fazer a localização (tradução e adaptação) para o Brasil do projeto OpenOffice, uma suíte gratuita de programas alternativa ao Microsoft Office. Esse grupo, devido a problemas com o registro de marca brasileiro que havia sido feito com o nome OpenOffice, mudou sua denominação para BrOffice. Atualmente o grupo forma uma ONG voltada para o desenvolvimento dessa suíte de aplicativos.

O BrOffice pode ser instalado nas plataformas Windows, Linux e Mac e é acompanhado dos seguintes programas:

- Writer: editor de textos equivalente ao Microsoft Word;
- Calc: planilha equivalente ao Microsoft Excell;
- Impress: software de apresentação equivalente ao Microsoft PowerPoint;
- Draw: software de desenho vetorial equivalente ao CorelDraw;
- Base: software de banco de dados;
- Math: software para criação de equações matemáticas.

Uma preocupação do BrOffice é que exista a interoperalidade dos arquivos produzidos por seus programas. É por isso que o BrOffice abre e exporta seus arquivos em uma série de formatos além do OpenDocument (formato nativo), como o DOC, PDF e outros.

Para conhecer o BrOffice visite o site oficial: http://www.broffice.org

A grande vantagem do BrOffice em relação ao Microsoft Windows é a habilidade de exportar documentos de texto e imagens em formatos como o PDF ou JPG. Essa habilidade é muito importante para pequenos empresários, professores, estudantes ou qualquer leigo que necessite formatar texto e imagens para a impressão de banners promocionais ou para apresentação em congressos e eventos.

Arquivos de apresentação como os produzidos pelo PowerPoint tem resolução de tela e dimensões reduzidas. Mesmo que seu projeto pareça bem definido na tela de seu computador isso não significa que seja possível imprimí-lo com qualidade em tamanhos superiores ao formato A4 (21 x 29,7cm) ou mesmo menores. O BrOffice disponibiliza vários formatos de exportação de arquivos, muitos deles compatíveis com impressões em grande formato como o PDF e o SVG.

Visite o site do BrOffice e faça o download do instalador. Afinal, não custa nada (mesmo) experimentar…



Publicado no NewsLetter Carta Gráfica InterD Maio de 2010 - receba por email também, clique aqui

Nenhum comentário: