terça-feira, 22 de março de 2011

Adesivos para uma decoração sofisticada















Os adesivos decorativos estão totalmente aceitos nos mais sofisticados projetos de arquitetura.
A alta qualidade da impressão digital e o desenvolvimento de novos materiais adesivos tem possibilitado a aplicação de imagens complexas nas mais variadas superfícies.

Esse foi o caso do projeto de decoração para a residência do ator Reynaldo Gianecchini, projetada pelo arquiteto Pedro Hugo Gismondi. Para esse projeto a InterD Comunicação Visual desenvolveu um adesivo decorativo para as paredes da sala de jantar. A imagem escolhida foi a fotografia "Skyline Noturno" da série “Poética dos Ares” de Ricardo Hage, que apresenta a paisagem urbana de São Paulo à noite.


Outro projeto que exercitou o uso de adesivos foi a da residência da arquiteta Ana Andriani, também executada pela InterD. Neste projeto uma imagem do filme "Tempos Modernos" de Charles Chaplin foi escolhida para ambientar o Home Theather da residência, criando assim um clima ligado à idéia de cinema e aconchego.

O preço dos projetos de adesivação está ligado diretamente ao tipo de imagem escolhida, exclusividade da imagem a ser impressa, tipo de material adesivo e qualidade de impressão. É possível criar um material personalizado por um preço bem acessível pois existem opções para todos os bolsos.

Um problema comum na impressão de adesivos em grandes formatos, especificamente para uso em decoração é o tipo de imagem utilizado e suas características técnicas.

Segundo Ricardo Hage "É possível ampliar quase qualquer tipo de imagem para grandes formatos, no entanto imagens em bitmap que contenham texto ou elementos muito precisos não são ideais para esse tipo de utilização". Ainda segundo o artista, a pratica tem provado que as imagens para impressão devem ser enviadas em jpg, com baixa ou nenhuma compactação e em resolução de 150 Dpis. Devem também já estar formatadas nas dimensões finais de impressão. Essa combinação gera arquivos de cerca de 300Mb, para superfícies de até 10m2.

Atualmente a preferência pelo uso do formato JPG na impressão digital se dá pelos problemas criados por outros formatos quando de seu uso neste tipo de impressão. Como exemplo temos o caso das novas versões do formato PDF, que geram erros nos softwares RIPs com o aparecimento de "artefatos" não visíveis em tela bem como o problema do usos de arquivos PSD (Photoshop), que além de serem muito pesados podem ser editados acidentalmente gerando reclamações do cliente.

Arquivos TIFF também não tem sido muito utilizados, pois as vantagens de qualidade de imagem em relação ao JPG se perdem quando é colocado em foco o tamanho do arquivo e o tempo de ripagem necessário para impressão do trabalho.

Essas e outras dificuldades são facilmente superadas quando escolhemos com cuidado imagem, materiais e formas de execução de adesivos para decoração de paredes e grandes superfícies.

Nenhum comentário: