terça-feira, 6 de outubro de 2009

O que faz do iPhone algo tão famoso?

Você já deve ter ouvido falar do iPhone (pronuncia-se "aifone"), o aparelho celular da Apple que vem revolucionando o modo como entendemos a mobilidade digital.
A Apple já é conhecida no mundo da computação por produzir computadores muito sofisticados e um sistema operacional extremamente amigável e estável. Também é conhecida por ter inventado o iPod, o MP3 player favorito no mundo todo.
O iPhone é um esforço da empresa para redefinir o mercado de telefones celulares criando uma interface gráfica totalmente revolucionária em um aparelho que combina telefonia, internet, iPod, câmera e estilo.
Com a AppStore, loja on-line embutida no iTunes (software da Apple para organização de músicas e vídeos) podemos encontrar literalmente milhares de programas de todos os tipos para usarmos no iPhone, muitos deles gratuitos.
Dentre os tipos de programa encontrados na iTunes Store podemos elencar os jogos, os utilitários on-line (como o que apresenta notícias do Estado de São Paulo ou do New York Times), os editores de texto (que utilizam um teclado QWRTY virtual) e os softwares para artes.
Sim, o iPhone está se estabelecendo como uma plataforma para programas gráficos de desenho e pintura naturais, tais como o Corel Painter na computação convencional. Utilizando o dedo como pincel ou lápis sobre a superfície da tela do aparelho podemos formar imagens bastante sofisticadas. Em alguns programas, caso do Layers for iPhone, podemos exportar as imagens em formato Photoshop sem problemas, permitindo a manipulação em computador convencional e mesmo a impressão da imagem. Outro programa importante nessa área é o SketchBook, da Autodesk, empresa desenvolvera do famoso AutoCad. O SketchBook oferece funcionalidades semelhantes ao Layers for iPhone. No entanto, apesar de sua interface sofisticada, não permite certos tipos de exportação de imagem.
Outro tipo de software interessante para a área gráfica que pode ser encontrado para uso no iPhone é o myPantone. O programa, desenvolvido pela Coralis, oferece as funcionalidades das tabelas de cor Pantone convencionais na comodidade do iPhone. Além de permitir a consulta a 9 tipos diferentes de escala Pantone oferece um sistema de identificação de cores através da câmera fotográfica embutida no aparelho. Podemos fotografar um produto, um ambiente ou um tecido e instantaneamente o software analisa as cores e nos diz, dentro das tabelas Pantone, quais os tons presentes na imagem. Mesmo com as dificuldades de reprodução de cor típicos das telas LCD o myPantone é um ótimo software para designers, estilistas e decoradores que precisam estudar as cores que serão usadas em seus projetos ou para a área de produção gráfica, quando é necessário fazer uma analise rápida de cor para algum cliente.
Não será surpresa se a plataforma iPhone se estabelecer definitivamente como a maneira de encarar a mobilidade digital no século XXI.

Publicado no NewsLetter InterD outubro de 2009 - receba por email também, clique aqui

Nenhum comentário: