O velho continente enfrenta uma dura crise econômica e de identidade. Os segmento de serviços gráficos e de imagem também foram afetados. O NewsLetter InterD esteve no início do ano visitando Espanha e França para pesquisar a situação.
Durante os últimos anos a Espanha tem sido descrita como um pais de inovação e desenvolvimento econômico rápido. Deixando para trás um passado de atraso, o país investiu pesado nas novas tecnologias gráficas e da arte tecnológica. Empresas como 4D Servicios Gráficos, Cefesar, Sergraph e Quinteral estão equipadas com todas as facilidades técnicas da área. No entanto a utilização dos serviços gráficos por parte dos europeus é muito diferente do público brasileiro.
A utilização de banners em lona vinílica para promoção comercial em ambientes externos por exemplo é pouco percebida. Em Madri alguns eventos conseguem permissão especial para a utilização de banners outdoor, caso da Sala de Exposições do “Canal de Isabel II” (Empresa de distribuição de água na capital espanhola). Durante o mês de fevereiro, nas ruas de entorno do espaço de exposições, banners afixados em suportes nos postes de iluminação promoviam a exposição corrente, sobre pintura impressionista.
Uma situação ainda mais complicada é encontrada na França. A utilização de banners e sinalização outdoor é mais restrita ainda. Existem códigos bem delimitados de utilização e a sinalização tende a obedecer modelos mais antigos (utilizando cartazes e mesmo lousas escritas a mão) como que para manter um certo “ar Europeu”. Em eventos, feiras e ambientes internos profissionais a utilização de banners vinílicos e impressão digital volta a tomar um lugar de destaque.
O público em geral não utiliza este tipo de serviço da mesma maneira como no Brasil, onde é comum a utilização de banners fotográficos na decoração de casamentos, festas infantis e eventos escolares. Na área acadêmica os banners também não são utilizados, sendo comum o uso de painéis impressos sobre papel e tinta à base d’água (ink jet) nas apresentações em congressos e simpósios científicos.
No geral os equipamentos de impressão digital tem, na Europa, uma utilização mais industrial, voltada para a produção de grandes quantidades de rótulos, adesivos e material promocional.
Publicado no NewsLetter InterD Março de 2010 - receba por email também, clique aqui
Publicado no NewsLetter InterD Março de 2010 - receba por email também, clique aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário